O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros deliberou criar o Prémio Nacional de Engenharia (PNE), uma distinção que visa reconhecer personalidades com atividade e percurso de reconhecido mérito na Engenharia. Trata-se do primeiro prémio destinado exclusivamente aos Engenheiros, de forma individual, e será igualmente um dos mais relevantes prémios nacionais a nível pecuniário, com um valor de 50.000 €.

O PNE destina-se ao reconhecimento dos membros efetivos da Ordem dos Engenheiros que, de forma individual, se tenham destacado no panorama nacional e internacional e que, pela sua atividade no domínio da Engenharia, tenham contribuído para a valorização da profissão de Engenheiro.

O Prémio tem ainda como objetivo principal, a promoção e divulgação de realizações nos diversos ramos da Engenharia, que se tenham destacado no país e no estrangeiro, nas áreas de estudos e projetos, inovação, investigação, implementação, planeamento, bem como dos seus impactos no desenvolvimento económico e social.

Este Prémio é atribuído por deliberação de um júri, cujos membros são nomeados pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros.